O estado de Minas Gerais, maior produtor de café do Brasil, foi a região que mais sofreu com os eventos climáticos na última safra.
Ainda assim, o país conseguiu se manter na liderança da produção. Entenda.
Brasil produziu 3,1 toneladas de café em 2020
De acordo com o estudo feito pela Secretaria de Inteligência e Relações Estratégicas (Sire), o Brasil foi responsável por 30% da produção do café do mundo no ano passado, e no quesito exportação, enviou 2 toneladas (25,5%) para fora, seguido do Vietnã (20,2%) e da Colômbia (10,7%).
Os principais países que importam nosso café são a França, Portugal, Japão e China.
Minas Gerais é responsável por 54,9% da produção nacional de café

No ano passado (2020), o Brasil teve um aumento de 41% na produção do café comparado ao ano de 2019, isso resultou em 34,6 milhões de sacas.
E de acordo com o levantamento de dados do Conselho Nacional de Abastecimento (Conab), de toda essa produção, 54,9% é só de Minas Gerais, representando o maior estado produtor de café do nosso país.
Por outro lado, Minas Gerais também teve perdas na produção de café
As geadas do início do mês de julho devem prejudicar a produção de café no estado de Minas Gerais.
De acordo com a Associação dos Cafeicultores do Brasil (Sincal), em 2022, haverá perca de 500 mil a 1 milhão de sacas de café.
De acordo com o presidente da Sincal, Armando Mattiello, a situação dos cafeicultores é desfavorável e muitos são os prejuízos.
“Acabei de voltar de uma viagem de 15 dias, na qual visitei cafezais das principais regiões produtoras de café de Minas Gerais e São Paulo. As geadas prejudicaram cafezais no Sul de Minas e na Mogiana Paulista. Os impactos negativos serão vistos na próxima safra, mas a principal perda virá da seca, que atinge os cafezais desde o ano passado. Ao visitar as áreas, percebemos que não houve crescimento vegetativo. Em Minas, visitamos as regiões Sul e Triângulo, incluindo Patrocínio, que é a maior cidade produtora de café”, disse.¹
Apesar disso, em 2021 o cenário do café só cresceu no Brasil
Neste ano o Brasil bateu o recorde de 45,6 milhões de sacas de café exportadas, sendo 81% apenas da variedade arábica.
As exportações de café desta safra somaram 5,842 bilhões de dólares, o maior patamar dentro de cinco anos, com aumento de 13,4% na comparação anual.
Governo projeta crescimento de 27% de grãos em 10 anos, café está incluso

O governo brasileiro está fazendo uma projeção de 10 anos quanto ao crescimento de grãos no Brasil, que prevê uma taxa de aumento de 2,4% ao ano, totalizando uma alta de 27,1%. Os dados são do estudo Projeções do Agronegócio, Brasil 2020/21 a 2030/31 da Secretaria de Política Agrícola, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), pela Secretaria de Inteligência e Relações Estratégicas, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), e pelo Departamento de Estatística, da Universidade de Brasília (UnB).
Em uma década o Brasil irá produzir, em média, 71 milhões de toneladas de grãos. Com isso, a área de plantação do café, em específico, passará de 80,8 milhões de hectares para 92,3 milhões.
Ainda de acordo com o estudo, 43% da produção do café tem previsão de ser consumida dentro do nosso próprio país. Já a soja terá 33,7% da produção destinada ao mercado interno e o milho 71,6%.
As regiões Centro-Oeste e Norte são as que deverão ter os maiores aumentos relativos de produção e área.
Procura por seguro rural cresce entre produtores de café
Para assegurar o sustento de suas famílias, produtores de café têm procurado cada vez mais pelo seguro rural. Inclusive, é muito indicado para quem vive em regiões que sofrem com eventos climáticos que podem prejudicar a produção cafeeira.
Se você também quer garantir a sua produção e busca fazer um seguro rural, saiba que você pode contar com a Renegocie Já!
Fazemos auditoria e análise de contratos visando a aplicação de juros legais, além disso, definimos uma estratégia viável para o produtor que renegociou uma dívida bancária com o banco e vamos buscar mais tempo de carência e alongamento do pagamento.
Fale conosco:
Unidade Chapecó – SC
Telefone: (49) 99955-0791
Unidade Passo Fundo – RS
Telefone: (54) 3198-0804
Unidade Campo Grande – MS
Telefone: (67) 3047-1899
Unidade Cascavel – PR
Telefone: (45) 3112-4264
¹Fonte: Diário do Comércio