fbpx

Atuação de mulheres cresce no agronegócio

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Apesar de ser uma área que ainda é liderada, em sua maioria, por homens, o agronegócio vem conquistando cada vez mais o público feminino que quebra barreiras e mostra que o agro é lugar de mulher sim.

Público feminino no agro é representado por donas de propriedades

Antigamente o público feminino representava timidamente os espaços rurais, mas hoje, ainda que pouco, 19% (uma média de 947 mil mulheres) das propriedades no Brasil são comandadas por elas, de acordo com o levantamento do Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizado em 2018.

Outra pesquisa realizada em 2006 pela Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) em conjunto com o IEAG (Instituto de Estudos do Agronegócio), constatou que 57% das mulheres integram sindicatos rurais, 39% cooperativas e 33% participam de associações de produtores. A pesquisa foi realizada com mulheres das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil.

Embora as mulheres tenham conquistado seus postos dentro das propriedades rurais, o preconceito infelizmente ainda é uma realidade vivida por elas. De acordo com a pesquisa da ABAG citada acima, 71% das mulheres entrevistadas já sofreram alguma experiência desagradável perante o meio rural “Ainda existe muito preconceito, mas podemos superar isso nos preparando profissionalmente.” comentou Sthefanie Ribeiro de Lima, aluna da Academia do Leite, projeto educacional da FUNDAÇÃO ROGE que tem como foco a formação de profissionais técnicos especialistas no leite.

Mulheres buscam aprender mais sobre o agronegócio

Ainda sobre a pesquisa feita pela ABAG, foi possível perceber que com o crescimento da participação feminina no setor agropecuário, este se tornou mais comunicativo e inovador, uma vez que elas estão sempre na busca de ficarem atualizadas sobre o assunto e acompanhar a tecnologia do mercado, por isso estão sempre presentes nas redes sociais acompanhando tudo que há de novo, 92% delas estão conectadas ao Facebook e no Instagram (54%).

Outro ponto é que o percentual de mulheres atuando no ramo também cresceu. A pesquisa realizada pela Esalq/USP revela que atualmente os cursos de Medicina Veterinária, Zootecnia e Agronomia possuem mais de 50% de mulheres entre os alunos, e 67,9% das mulheres que já atuam no agronegócio, estão satisfeitas com as profissões escolhidas.

Setores do agronegócio que mais são representados por mulheres

Os dados levantados pela ABAG também apontou que a agricultura conta com 42% de participação das mulheres, sendo essa a maior área do agronegócio que recebe a atuação feminina.

mulheres no agro

Entre as principais culturas estão soja, milho e hortifrúti, só neste último as mulheres representam 50% dos produtores de uvas. Depois vem a pecuária, com 25% das mulheres entrevistadas, agropecuária com 20%, e agroindústria com 13%.

Mulheres também representam uma grande parte dos contratos de crédito rural

Um outro quadro importante que vem recebendo a presença do público feminino é o de contratação de crédito rural.

Em Minas Gerais no ano passado (2020), 24% dos contratos de financiamento agropecuário (Empresarial e Pronaf) foram assinados por mulheres, sendo 44.684 deles só do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, de acordo com os dados do Banco Central.

“Diferente do setor empresarial, onde geralmente a esposa mora na cidade e tem outra profissão, na agricultura familiar toda a família está envolvida na atividade, tanto o casal, como os filhos. E a mulher participa ativamente do trabalho rural”, comentou José Henrique Barbosa, coordenador-técnico estadual de Crédito Rural da Emater-MG.

Com todos esses dados levantados ao decorrer dos anos, podemos perceber não só o crescimento, mas principalmente a importância das mulheres para o setor do agronegócio, sendo elas um importante instrumento para o fortalecimento da atividade agropecuária no país.

Acompanhe o blog da Renegocie Já para ficar por dentro de todas as novidades do agronegócio.

Nós podemos te ajudar!

Preencha com seus dados que a nossa equipe entra em contato com você pra entender melhor o seu problema, e vamos juntos encontrar a melhor solução.

Gostou? Conta pra gente!