fbpx

Brasil abre novas portas do agronegócio para exportação

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

O agronegócio brasileiro começa o ano de 2021 cheio de notícias boas e uma delas é que o país acaba de abrir seis novos mercados de exportação.

Conheça o que poderá ser exportado a partir de agora.

Brasil abriu mercado de exportação de carne suína para Camboja

Em acordo com Camboja, o Brasil firmou contrato que pretende exportar carne suína para o país, já que atualmente se encontra em processo intenso de urbanização, contando com mais de 15 milhões de habitantes que, de acordo com dados levantados pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), consomem 10 quilos por habitante desta carne anualmente.

“O Camboja é uma nação emergente produtora de suínos, mas que recentemente foi impactada por casos de Peste Suína Africana. Neste contexto, o Brasil deve se firmar como um parceiro sólido para complementar a demanda local, auxiliando a segurança alimentar da população cambojana”, afirmou o presidente da ABPA, Ricardo Santin.

Essa abertura de mercado vai permitir cortes de carne suína in natura e processados por indústrias habilitadas pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF) do Brasil.

Outros países que agora vão comprar do Brasil são Chile e Colômbia

Na abertura de novos mercados, destaca-se também a exportação de ovos para o Chile, uma vez que o país liberou compra de ovos SPF (em inglês, Specific Pathogen Free) que são livres de patógenos específicos do Brasil.

A Colômbia também entrou na lista de parceiros do Brasil agora com a compra de sementes de arroz, que antes já eram compradas pela Argentina, Paraguai e Peru.

Arábia Saudita importará carne de ovinos

exportação carne de ovinos agronegócio

Em negociação de novo contrato com os árabes, o Brasil teve sucesso. A exigência que limitava em 30 meses a idade dos bovinos abatidos foi retirada, esse modelo de certificado sanitário internacional com os países da Arábia Saudita tinha como objetivo ter um cuidado específico com a Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), doença conhecida como mal da vaca louca, que tem probabilidade de acometer animais mais velhos. De brinde, o Brasil ainda ganhou a exportação de carne de ovinos para o país.

Orlando Ribeiro, secretário da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, disse que esse ajuste no certificado era necessário: “Muitos mercados limitam compras de países que tenham casos, mas como o Brasil, segundo a própria Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), não tem esse risco argumentamos que isso não deveria se aplicar a nós. Na atualização de bovinos, incluíram carne de ovinos que têm interesse em importar”, afirmou Ribeiro.

Argentina também fechou contrato com o Brasil

Nossos vizinhos argentinos agora comprarão tripas e bexigas bovinas do Brasil, o mercado foi aberto em janeiro.

A famosa “parrillada”, prato típico da região onde as tripas do bezerro ou da vaca fazem parte do churrasco, está garantido.

Brasil quer diversificar a exportação que hoje é comandada pela soja

Atualmente a soja é o maior produto de exportação do agronegócio brasileiro para outros países. De acordo com o Mapa, no ano passado a soja representou 35% das exportações, seguido das carnes (17%), produtos florestais (11,3%), complexo sucroalcooleiro (9,9%) e cereais, farinhas e preparações (6,8%).

Ainda de acordo com o levantamento, a China foi quem comprou mais de um terço de tudo que foi exportado pelo setor do agronegócio em 2020, totalizando US$ 34 bilhões de vendas externas.

Com esses acordos fechados pelo Brasil, o agronegócio brasileiro sai ganhando, pois mais demanda significa mais produtividade e mais oportunidade para os produtores rurais.

Acompanhe o blog da Renegocie Já para ficar por dentro de todas as informações ligadas ao agronegócio!

Nós podemos te ajudar!

Preencha com seus dados que a nossa equipe entra em contato com você pra entender melhor o seu problema, e vamos juntos encontrar a melhor solução.

Gostou? Conta pra gente!