fbpx

CPR Verde: conheça tudo sobre a nova modalidade de renda para o produtor rural

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

A Cédula de Produto Rural Verde (CPR Verde) tem como objetivo trazer vantagens financeiras para o produtor rural que prevê medidas de preservação do meio ambiente na sua área de produção.

O decreto foi assinado pelo Presidente Jair Bolsonaro neste mês de outubro, entenda como vai funcionar.

O que é a CPR?

A Cédula de Produto Rural é uma velha conhecida do produtor rural. Criada em 1994 pela Lei 8.929/1994, a CPR é uma cédula utilizada no agronegócio para o financiamento a favor do desenvolvimento da agroindústria, ainda mais pelo setor de sementes e insumos.

Funciona da seguinte forma: o produtor rural vai até uma empresa de insumos e adquire a quantidade necessária de sementes para plantar na sua lavoura, em troca, entrega para a empresa uma parte da produção na época da colheita, isso tudo com correção monetária e juros. Esse acordo é feito entre a empresa e o produtor rural. Em resumo, o produtor rural adquire as sementes de soja e depois paga a empresa com algumas sacas equivalentes ao que foi acordado entre eles.

E a CPR Verde, o que difere da CPR tradicional?

Diferente da CPR tradicional onde o produtor rural pode “pagar” a empresa de insumos com uma parcela da sua colheita, a CPR Verde tem como objetivo estimular a preservação do meio ambiente, desta forma, o produtor rural que aplicar atividades de preservação ambiental em sua propriedade, terá em troca recursos financeiros.

O decreto foi assinado pelo Presidente Jair Bolsonaro no durante o evento que faz parte das celebrações dos Mil Dias de Governo. Na ocasião, o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que essa é uma inovação que vai trazer benefícios para o produtor rural e, principalmente, para a natureza. “Quem tem uma propriedade rural e preserva ao mesmo tempo que está produzindo, ele começa receber, pela primeira vez, pagamentos por serviços ambientais. O pagamento por serviços ambientais vai trazer bilhões para a preservação do meio ambiente, para florestas, para parques”, disse Paulo Guedes.

Como vai funcionar a CPR Verde?

A CPR Verde vai ligar o produtor rural com empresas de preservação. Assim, o agricultor que quiser se beneficiar com essa nova cédula e preservar a área da sua propriedade deverá entrar em contato com uma empresa interessada no investimento na preservação ambiental.

produtor rural cpr verde

A empresa ficará responsável por pagar o produtor pelos serviços prestados em tudo que abrange a preservação do meio ambiente, sendo eles: redução de emissões de gases de efeito estufa, manutenção ou aumento do estoque de carbono florestal, redução do desmatamento e da degradação de vegetação nativa, conservação da biodiversidade, conservação dos recursos hídricos, conservação do solo ou outros benefícios ecossistêmicos. Para receber o pagamento, o produtor rural precisará emitir a CPR de acordo com o que foi acordado entre ele e a empresa, além de registrar o título junto a agentes registradores autorizados.

O pagamento será feito através de uma conta onde a empresa irá depositar o valor do serviço no prazo acordado e o produtor rural terá direito ao saque de determinado valor anualmente, mediante comprovação das práticas ambientais de conservação.

Como o produtor rural pode se beneficiar com a CPR Verde?

A CPR Verde é uma forma de renda extra para o produtor rural e também uma medida que auxilia na preservação do meio ambiente. Com a CPR Verde, empresas privadas que tem como objetivo reduzir suas emissões de carbono, por exemplo, poderão se aliar ao produtor rural financiando projetos de preservação ambiental e que diminuem a emissão de gás carbônico da atmosfera.

Vale ressaltar a importância de formalizar esses títulos com um órgão responsável pela certificação e validação da CPR Verde, por isso, o produtor rural deve estar atento, antes de tudo, aos custos envolvidos e formalização para conseguir receber pelos serviços prestados.

Se você, produtor rural, quer ficar por dentro das novidades que trazem benefícios para você, acompanhe o blog da RenegocieJá!

Nós podemos te ajudar!

Preencha com seus dados que a nossa equipe entra em contato com você pra entender melhor o seu problema, e vamos juntos encontrar a melhor solução.

Gostou? Conta pra gente!