fbpx

Bureau Verde: BC lança crédito rural com limite de financiamento maior

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Com o objetivo de preservar o meio ambiente, o Banco Central anunciou o bureau verde do crédito rural, que permitirá que os produtores rurais tenham um aumento de até 20% de limite de financiamento no crédito rural.

Crédito rural tem como objetivo seguir critérios socioambientais

Atualmente as concessões de crédito rural passam por análises que seguem critérios socioambientais. Para conseguir o crédito rural, a área financiada precisa ter inscrição no Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Mas agora, o Banco Central quer aumentar os requisitos para a concessão de crédito de forma a proteger o meio ambiente, por isso, para o Plano Safra 2021/22, o Banco Central vai utilizar dados dos seguintes serviços para checar as propriedades que serão financiadas:

  • Serviço Florestal Brasileiro (SFB), além do número do CAR, para checar as Áreas de Proteção Permanentes (APPs) e de Reserva Legal;
  •  Agência Nacional de Águas;
  • Ministério do Meio Ambiente;
  • Ibama;
  • ICMBio;
  • Funai;
  • Secretaria de Trabalho;
  • Incra.

“A ideia é que as operações que estejam dentro de um critério de sustentabilidade possam receber um incentivo, um limite maior de até 20% para o crédito”, disse Cláudio Filgueiras, chefe do Departamento de Regulação, Supervisão e Controle das Operações de Crédito Rural e do Proagro (Derop).

Liberação do crédito rural só será permitida para quem está dentro das normas

Sabemos que hoje para ter o crédito rural liberado é preciso estar dentro das normas socioambientais que não prejudiquem a área com desmatamento ou poluição, ainda assim, existem algumas ressalvas.

Acontece que com o bureau verde não existirá mais essas exceções para quem possui empreendimentos irregulares graves.

Desta forma, produtores rurais que já trabalham dentro da regularização jurídica da propriedade, seja ela própria ou objeto de posse (como acontece em casos de arrendamento), estarão na frente na hora de precisar do crédito rural. Além disso, vale lembrar que as linhas de crédito mais atrativas serão concedidas para empreendimento sustentáveis.

No ano passado, por exemplo, grande parte da liberação do crédito rural foi para atividades de agricultura com baixa emissão de carbono, recuperação de florestas, geração e transmissão de energias a partir de fontes renováveis, além de eficiência no uso de recursos naturais.

bureau verde crédito rural

Todas as informações sobre a propriedade ficarão armazenadas no Open Banking

Caso o produtor rural quiser mudar a instituição financeira do crédito rural, poderá contar com o Open Banking para qualquer consulta sobre ele e a propriedade.

Essa é uma ação que está prevista para ser implementada no início de 2022 para levar transparência e acesso às informações por outras instituições financeiras e terceiros. De outro lado, o compartilhamento não é obrigatório e vai depender da autorização dos bancos e tomadores de crédito.

“Quem tem característica de sustentabilidade vai aproveitar a onda mundial, já que os recursos do mundo têm se movimentado para esse tipo de operação. O open banking vai permitir que o produtor pegue os critérios e possa deixá-los visíveis para outras pessoas dentro e fora do sistema financeiro”, destacou Filgueiras. “Se o produtor quiser ter operação sustentável, mais fontes e até taxas melhores, é uma avaliação que vai ter que fazer”.

Por isso, se você é produtor rural, é importante começar a correr atrás de legalizações jurídicas de propriedade agora mesmo, uma vez que quem não cumpre com os requisitos, o cerco começa a apertar e o financiamento ficará cada vez mais difícil, especialmente para quem já possui dívidas com o banco.

Para auxiliar você que tem dívidas rurais, a Renegocie Já busca as melhores condições com redução dos valores, facilitando e permitindo a você quitar aquela dívida que tanto atrapalha a sua vida e seus negócios.

Fale agora mesmo com a nossa equipe:

Unidade Chapecó – SC

Telefone: (49) 99955-0791

Unidade Passo Fundo – RS

Telefone: (54) 3198-0804

Unidade Campo Grande – MS

Telefone: (67) 3047-1899

Unidade Cascavel – PR

Telefone: (45) 3112-4264

Nós podemos te ajudar!

Preencha com seus dados que a nossa equipe entra em contato com você pra entender melhor o seu problema, e vamos juntos encontrar a melhor solução.

Gostou? Conta pra gente!