fbpx

Produtor rural: saiba como evitar o endividamento pela recuperação judicial

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

A agricultura é um setor que exige altos investimentos, não só isso o produtor rural também sofre com perdas de produção com os fatores climáticos, além de oscilações de mercado, trazendo a necessidade de novos empréstimos e, infelizmente, o endividamento.

Hoje a RenegocieJá vai contar como o produtor rural pode evitar esse endividamento por meio da recuperação judicial. Venha saber mais!

Eventos climáticos são um dos principais fatores do endividamento do produtor rural

Os eventos climáticos castigam as lavouras todos os anos. Entre secas e geadas, estados como Minas Gerais, Paraná e Mato Grosso perderam grande parte da produção na última safra.

Apesar de existir um seguro rural para proteger os produtores de eventos climáticos, muitos não o fazem pelo valor doer no bolso e também por ser uma cultura ainda muito nova no Brasil. Com isso, o produtor rural acaba sendo afetado e, na busca de salvar o seu ganha pão, novos empréstimos são feitos em instituições financeiras, trazendo o acumulo de mais dívidas.

Entenda como os eventos climáticos vêm castigando o produtor rural brasileiro

geada café
geada café

Com a falta de chuva, Minas Gerais teve queda na produção de café. A pesquisa feita pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais apontou que 193 mil hectares de cafezais foram atingidos no estado com a estiagem.

“No ano passado, de agosto a outubro, praticamente não choveu nada. A planta busca água no solo para se manter e desenvolver, por isso a seca foi o que mais afetou os cafezais mineiros”, comentou o coordenador técnico de Cafeicultura da Emater-MG, Julian Carvalho.

Com isso, 15 mil cafeicultores tiveram as lavouras afetadas pela falta de chuva, o que levou a queda de 40,7% da produção de café.

Já no Paraná, a safra registrou uma queda de 9%, totalizando aproximadamente 873 mil sacas de café. Ainda que pequena, essa baixa na produção ficou 4% abaixo do registrado no ano passado.

No Mato Grosso do Sul, não bastasse a seca, a região também foi atingida pela geada que comprometeu metade do plantio de milho.

De acordo com a Aprosoja-MS, 2,7 milhões de toneladas de milho foram perdidas para a próxima colheita, isso porque o estado já vinha sofrendo com estiagem e, apesar dos produtores rurais trabalharem em cima das previsões meteorológicas, foram pegos de surpresa com a geada, pois não esperavam que ela viesse antes da formação completa dos grãos.

Com isso, fica clara a necessidade do produtor ir em busca de um crédito rural, aumentando o seu endividamento. O que muitos agricultores não sabem é que existe uma solução para evitar entrar no ciclo de novos empréstimos e essa solução se chama recuperação judicial. A RenegocieJá conta como você pode se beneficiar.

O que é recuperação judicial e como ela pode ajudar o produtor rural?

A recuperação judicial é uma ferramenta jurídica para que empresas endividadas possam renegociar suas dívidas com condições especiais. O produtor rural também pode se beneficiar da recuperação judicial, já que a atividade rural, de forma profissional, se enquadra no conceito empresarial e, desta forma, será possível a negociação de débitos que antes não eram aceitos pelas instituições financeiras.

Nesse caso o processo será mediado pela Justiça, podendo o produtor rural apresentar uma forma de rediscutir as dívidas, apresentando para os credores as maneiras que ele tem de pagamento, adequando isso à realidade do seu negócio e, claro, horando seu compromisso.

A recuperação judicial é uma etapa que antecede a falência, evitando a mesma e, enquanto o produtor rural e a instituição financeira estão entrando em um acordo de pagamento de dívida, é suspensa qualquer execução contra ele durante 180 dias, incluindo ordens de busca e apreensão de bens que são essenciais para o produtor exercer suas atividades, como por exemplo, os maquinários.

A recuperação judicial é uma solução para evitar o endividamento, assim como outras que a RenegocieJá irá apresentar a você, produtor rural, para acabar de vez com as dívidas e garantir o sucesso da sua produção e o sustento da sua família.

Entre em contato conosco e deixe a RenegocieJá ajudar você!

Nós podemos te ajudar!

Preencha com seus dados que a nossa equipe entra em contato com você pra entender melhor o seu problema, e vamos juntos encontrar a melhor solução.

Gostou? Conta pra gente!