fbpx

O que acontece se você não pagar a sua dívida rural no banco?

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Nos últimos anos foram liberados diversas linhas de crédito para o os produtores rurais, que tinham como objetivo fomentar o setor agro e contraíram uma dívida rural, para possibilitar o crescimento e profissionalização de diferentes tamanhos de propriedades rurais.

Mas além das mudanças climáticas, com as chuvas fortes e secas extensas, tem também a questão do mercado mundial ter entrado em uma grande crise financeira por diversos fatores, o que afetou todas as áreas do setor.

Essa crise reduziu a margem de lucro do produtor rural, e tem impossibilitado vários produtores de manter em dia os seus financiamentos, e aos poucos o nível de inadimplência está aumentando.

O que o produtor rural pode fazer pra regularizar sua dívida rural atrasada?
O que o produtor rural pode fazer pra regularizar sua dívida rural atrasada?

Alguns produtores se encontram em condições bem caóticas, com o nome já inscrito no CADIN, com as suas poucas linhas de crédito ficando cada vez mais restritas, e ainda correndo risco de sofrer constrição bancária em razão dessas parcelas em aberto.

3 dicas para renegociar sua dívida rural em atraso

  1. Produtores que têm dívidas mais recentes e não conseguiram pagar porque houve algum problema na produção, por exemplo:
    • dificuldade de comercialização, que é quando o mercado está travado, ou seja, falta comprador para os seus produtos;
    • frustração de safra causada por problemas climáticos ou outros fatores negativos;
    • problemas que prejudicaram o andamento das atividades, como a redução dos preços de mercado, e com isso os valores recebidos não cobrem os custos da produção.

Nesses casos continua sendo vantajoso solicitar a renegociação tradicional, direto com o banco, cooperativa ou financeira.

Se você teve perdas durante o período do financiamento, você tem direito a renegociar seu contrato
Se você teve perdas durante o período do financiamento, você tem direito a renegociar seu contrato

Por lei, os credores são obrigados:

  • a prorrogar sua dívida, com o dobro prazo inicial concedido, se era de um ano para quitar esta dívida, deverá ser concedido mais um ano;
  • prorrogação com a mesma taxa de juros do contrato inicial, então se era de 6% ao ano, deverá ser a mesma taxa.

Depois do banco analisar a sua justificativa e se o pedido for aceito, é informado quanto precisará recolher de entrada, e então será prorrogando o saldo restante com as mesmas taxas de juros do contrato inicial.

Caso o banco negue seu pedido de renegociação, como é um direito garantido por lei ao produtor rural, você poderá entrar com uma ação judicial contra o banco para que o juiz obrigue ele a prorrogar sua dívida, e também será pedido um mandado que impeça o banco de negativar seu nome nos órgãos de proteção ao crédito.

  • Para dívidas que são um pouco mais longas, pode ser vantajoso buscar um novo empréstimo para pagar os débitos em aberto, e concentrar as dívidas numa só parcela.

Os bancos, financeiras e cooperativas têm linhas de crédito específicas para esse tipo de refinanciamento.

É importante deixar muito claro que você estará adquirindo um novo empréstimo, com novas taxas de juros, e novos prazos para serem cumpridos. Você precisa analisar com calma todas as condições para entender se realmente compensa contrair essa nova dívida.

  • Agora se você tem dívidas que estão muito atrasadas, uma lei de 2016 autorizou descontos e renegociações para vários tipos de créditos rurais, desde que não estejam inscritos na dívida ativa da união.
Fazer outro financiamento pra pagar as dívidas atuais tem que ser muito bem planejado
Fazer outro financiamento pra pagar as dívidas atuais tem que ser muito bem planejado

Para ter acesso a essa modalidade de renegociação, vá ao seu banco e verifique quais são as regras para que você possa ter esse benefício, pois elas são bem específicas para alguns bancos, com alguns tipos de crédito e regiões do país.

É interessante você não refazer essa negociação com menos parcelas, com a mentalidade de que você vai conseguir pagar tudo em menos tempo. Tenha em mente que essa parcela tem que ficar em um valor que você consiga pagar, caso contrário iremos voltar tudo para o início novamente.

Sabemos que não é nada legal ter dívidas, com o nome negativado em instituições de proteção ao crédito, ou ainda pior, ter que lidar com um processo judicial nas costas por conta dessa dívida. Já imaginou perder a propriedade inteira por conta de uma dívida que não cobre nem 10% do valor de venda dela?

Você tem que entender que são muitos fatores que precisam ser avaliados nesse pedido de renegociação bancária, e se continuar com alguma dúvida, é importante ter um acompanhamento com uma equipe qualificada, que vai te ajudar a resolver esse problema, pois se acontecer alguma falha nessa análise, isso pode levar à perda do seu patrimônio.

Não se desespere e não busque por soluções muito fáceis e práticas. Pense que é o seu patrimônio que estamos falando, e por muitas vezes essas terras vieram de gerações que batalharam muito pra conseguir.

Se você não sabe qual alternativa é melhor para a sua propriedade, não se desespere que a nossa equipe vai te ajudar a chegar na melhor solução para renegociar essa dívida com os bancos!

Você pode falar diretamente com a nossa equipe pelo WhatsApp (49) 99955-0791 ou acesse a nossa página de contato.

Nossos escritórios:

Unidade Cascavel – PR
R. Paraguai, 605
Bairro Alto Alegre
CEP: 85805-020

Unidade Chapecó – SC
R. Clevelândia, 557D
Bairro: Jardim Itália
CEP: 89802-405

Unidade Passo Fundo – RS
Rua Dr. Álvaro Severo de Miranda, 1106
12ª Andar – Comp. A 04
Bairro Cidade Nova
CEP: 99022-032

Unidade Campo Grande – MS
Rua Alagoas, 396
Sala 806 – Edifício Atrium
Bairro Jardim dos Estados
CEP: 79020-120

Nós podemos te ajudar!

Preencha com seus dados que a nossa equipe entra em contato com você pra entender melhor o seu problema, e vamos juntos encontrar a melhor solução.

Gostou? Conta pra gente!