fbpx

O que pode acontecer se você não quitar sua dívida com o banco

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Adiar o pagamento da dívida com o banco pode acarretar mais juros, mais dores de cabeça e ainda levar você a ter seus bens penhorados.

Entenda como ficar parado é a pior solução.

Quais são as consequências da dívida com o banco?

Não negociar uma dívida com o banco pode levar você a se ver em uma bola de neve, onde terá que fazer um empréstimo para pagar a dívida atual e assim por diante e quando se der conta, você não terá mais saída e as dores de cabeça só irão aumentar.

Veja quais são as consequências de ter uma dívida com o banco:

  • Ter o nome incluso no cadastro de inadimplentes;
  • Restrição de crédito por conta do “nome sujo”;
  • Bloqueio de conta corrente e poupança por meio de ação judicial;
  • Penhora de imóveis e veículos;
  • Cobrança de juros moratórios e compensatórios.

Entenda mais sobre as consequências da dívida com o banco

  1. Nome incluso no cadastro de inadimplentes

Uma conta com atraso de 1 dia já pode ser o passo inicial para a inclusão do seu nome no cadastro de inadimplentes. O banco pode entrar em contato com o Órgão de Proteção ao Crédito para informar o atraso do débito e esse será responsável por enviar uma notificação ao devedor.

A partir do envio dessa notificação, o devedor tem o prazo de 10 dias para o pagamento da dívida, caso contrário, terá seu nome incluído no Serasa ou Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC).

  • Restrição de crédito

A partir do momento em que seu nome estiver incluso no Serasa ou SCPC, qualquer empresa poderá pesquisar pelo seu CPF e saber que você está inadimplente, assim ficará praticamente impossível alugar uma casa, abrir um crediário ou comprar qualquer coisa a prazo.

  • Bloqueio da conta corrente e poupança

O banco precisa ter uma forma de receber aquela dívida, por isso, poderá entrar com uma ação judicial para pedir o bloqueio de suas contas e assim pressionar o pagamento.

  • Penhora de imóveis e veículos

Outra forma do banco garantir o recebimento da dívida é ter imóveis e veículos do devedor como garantia do pagamento. Não só isso, também pode penhorar joias ou qualquer outro objeto de valor que possam quitar o débito.

  • Cobrança de juros

Uma dívida que demora a ser quitada vai acarretar cada vez mais juros. A cada mês, a dívida terá o acréscimo de 2% sobre o débito, além disso, também pode ser cobrado o juro compensatório que não possui valor de acréscimo prefixado, caso a demora do pagamento ultrapasse um mês ou mais.

pagar dívida com o banco

Para evitar problemas com dívida com o banco, antecipe a negociação

Os bancos possuem canais de atendimento próprios para quem busca a negociação da dívida. Ao tomar essa iniciativa, o devedor poderá ter o cancelamento dos juros e ainda ajustar o pagamento do débito dentro da sua realidade, conforme Lei Federal nº 14.181/2021, ou Lei do Superendividamento, que entrou em vigor em julho deste ano (2021).

Assim sendo, o dono da dívida poderá solicitar uma renegociação no tribunal de Justiça do seu estado, onde será realizada uma conciliação com todos os credores para a elaboração de um plano de pagamentos que caiba no seu orçamento. Não só isso, para se tornar mais fácil e o devedor poder quitar a dívida de vez, essa conciliação também poderá ser realizada nos órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, como Procon, Defensoria Pública e Ministério Público.

Quer pagar sua dívida com o banco e ficar livre de vez?! Conte com a RenegocieJá!

A RenegocieJá é uma empresa experiente em renegociação de dívidas com o banco, e leva a tranquilidade para você, pois buscamos as melhores condições com redução dos valores, facilitando e permitindo que você quite aquela dívida que vem tirando seu sono todas as noites.

Quer renegociar sua dívida agora mesmo? Então fale conosco. Estamos em quatro estados ajudando quem precisa quitar dívidas:

Unidade Chapecó – SC

Telefone: (49) 99955-0791

Unidade Passo Fundo – RS

Telefone: (54) 3198-0804

Unidade Campo Grande – MS

Telefone: (67) 3047-1899

Unidade Cascavel – PR

Telefone: (45) 3112-4264

Nós podemos te ajudar!

Preencha com seus dados que a nossa equipe entra em contato com você pra entender melhor o seu problema, e vamos juntos encontrar a melhor solução.

Palavras-chaves

Gostou? Conta pra gente!