fbpx

Seca e geada fazem o preço do café subir para o consumidor final

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Os eventos climáticos envolvendo a produção de café afetaram o valor do produto para quem tem esse item como principal na lista do supermercado.

Ainda que a colheita não tenha terminado nesse ano, o preço já elevou em média de 13%. Continue lendo para entender como o clima afetou essa produção.

Safra nacional do café deve cair 17,5%

Desde o ano passado a produção de café vem sofrendo com a adversidade do clima: seca, calor intenso, depois excesso de chuva e também geada. Comparado a ultima safra, neste ano (2021) os produtores de café terão uma queda de 17,5%. De 65 milhões de sacas de 60 kg de café a colheita deve cair para 53,6 milhões de sacas.

De acordo com os dados da consultoria StoneX, só em Minas Gerais, principal estado produtor de café no país, a quebra será de 28,5%.

Preço do café deverá subir para os consumidores

café consumidores

Para compensar os prejuízos no campo para os produtores, o valor do café para o consumidor final deverá subir entre 11% e 13%, os dados são do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/USP), ainda existe a possibilidade dessa porcentagem subir mais até o fim da colheita.

Além dos eventos climáticos, a produção também sofre com o efeito da bienalidade da cultura, em que um ano se produz mais e em outro se produz menos.

Safra 2022/2023 do café deverá ser prejudicada pela geada

Com as baixas temperaturas atingindo os municípios produtores de café, a geada será uma das principais causas da baixa safra 2022/2023, uma vez que já queimou cerca de 10% das lavouras.

Juntando a geada com a estiagem que já atingia a região da Alta Mogiana, que engloba 14 municípios paulistas e nove mineiros, a queda será de até 50% para os 5 mil agricultores que produzem café por ali, segundo a Associação dos Produtores de Cafés Especiais (AMSC).

Comercialização do café da safra 2022/2023 já atingiram 23% da produção

Apesar de ser uma cultura bastante prejudicada com os eventos climáticos, a venda do café de 2022/2023 atingiram a marca de 23% do potencial de produção no dia 14 de julho, esse dado faz parte de levantamento mensal da Safras & Mercado.

Esse potencial produtivo será melhor definido a partir da florada do café, que inicia na primavera. De acordo com Gil Barabach, consultor da Safras & Mercado, a qualidade arábica é o que está com o potencial produtivo melhor comercializado, com 26%, já o conilon gira em torno de 16% do potencial da safra.

Para não sofrer com queda na produção, produtores de café têm apostado no seguro rural

Para assegurar o sustento de suas famílias, produtores de café têm procurado cada vez mais pelo seguro rural. Inclusive, é muito indicado para quem vive em regiões que sofrem com eventos climáticos que podem prejudicar a produção cafeeira.

Juros de crédito rural ficou menor no novo Plano Safra

seguro rural café

Para levar ainda mais apoio à produção agropecuária brasileira, os juros do crédito rural ficaram abaixo do que o esperado:

  • 3% e 4,5% ao ano: agricultores que se enquadram no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf);
  • 6,5% ao ano: agricultores que fazem parte do Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp);
  • 7,5% ao ano: demais agricultores.

Conte com a Renegocie Já para cuidar da sua produção cafeeira

Se você também quer garantir a sua produção e busca fazer um seguro rural, saiba que você pode contar com a Renegocie Já!

Fazemos auditoria e análise de contratos visando a aplicação de juros legais, além disso, definimos uma estratégia viável para o produtor que renegociou uma dívida bancária com o banco e vamos buscar mais tempo de carência e alongamento do pagamento.

Fale conosco:

Unidade Chapecó – SC

Telefone: (49) 99955-0791

Unidade Passo Fundo – RS

Telefone: (54) 3198-0804

Unidade Campo Grande – MS

Telefone: (67) 3047-1899

Unidade Cascavel – PR

Telefone: (45) 3112-4264

Nós podemos te ajudar!

Preencha com seus dados que a nossa equipe entra em contato com você pra entender melhor o seu problema, e vamos juntos encontrar a melhor solução.

Gostou? Conta pra gente!